Nosso fundador

Nascido Eduardo Gerólamo João, mas carinhosamente conhecido como Turcão! Incomparável educador, mestre carismático, raro tipo de empreendedor, que investiu na concretização dos sonhos de gerações: um verdadeiro arquiteto de vidas.

De origem humilde, triunfou em várias áreas do conhecimento e da cultura: engenheiro agrônomo, matemático, estatístico, docente. Um genuíno empreendedor, um gestor arrojado e um líder nato. Amante e mecenas das artes, soube conduzir, entusiasticamente, sua carreira e vida pessoal.

Por onde passou, alavancou significativamente o curso das escolas, corrigindo rotas e redirecionando o trabalho de forma a consolidar um ensino voltado à excelência.

Arrojado e visionário, fundou em 2 de junho de 1994 sua própria escola, o Liceu Terras do Engenho! Educandário que já nasceu forte, resultado da sua vasta experiência na área acadêmica, administração escolar e gestão de pessoas, aliadas a sua marcante resiliência, humildade e sensibilidade.

Sua capacidade de arregimentar educadores diferenciados, com base em seu próprio idealismo incontido, resultava em ambientes acadêmicos eficazes e felizes. Turcão era um educador sensível: acredita que o elogio verdadeiro, combinado ao otimismo realista, poderia formar equipes motivadas e potencializadoras de resultados exitosos.

Além disso, sempre teve o sensibilidade de reconhecer o valor dos demais, criando um clima de confiança e segurança entre seus pares. Acreditava que a formação de sua equipe, era mola propulsora na construção de seu projeto de vida. Sabia que a força do movimento de êxito reside na intensidade de um projeto compartilhado a muitas mãos. E assim sempre o fez e com maestria, pois sua generosidade espalhava-se entre todos os que compartilhavam da sua liderança. Seu entusiasmo propagava-se entre professores, estudantes, funcionários e familiares.

Nosso querido Turcão partiu cedo demais e, mesmo transcorrido tanto tempo, todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo ainda prestam uma homenagem diária a esse incrível ser humano. Seu legado e idealismo estão vivos e latentes, através da prática pedagógica responsável e a compreensão de que educar é ser referência de ética, dignidade e superação.

Por tudo isso, o legado de Eduardo Gerólamo João, o Turcão, continua a semear esperança no presente, pois foi um jardineiro de futuros.

Infraestrutura

Em terreno de aproximadamente 8.000 m² e área construída de 6.000 m2, o Liceu Terras do Engenho está situado em área nobre de Piracicaba e local de fácil acesso. Seu conjunto arquitetônico foi cuidadosamente planejado para o desenvolvimento de atividades escolares significativas e enriquecedoras, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Salas amplas e climatizadas, laboratórios de Ciências, Informática e Robótica, ginásio poliesportivo, playground (revestido em piso seguro com amortecimento, atendendo a requisitos de segurança das normas da ABNT), cozinha experimental, sala multimídia, biblioteca: espaços que dinamizam o processo de ensino e aprendizagem, instigando crianças e adolescentes a novos desafios e aprendizados.
Vigilância 24 horas.

VER TODAS

Missão

Promover o pleno desenvolvimento dos estudantes, a partir da sólida construção do conhecimento e fortalecimento das competências socioemocionais, preparando-os para os desafios do Século XX!.

Visão

Consolidar-se como referência na promoção de um ensino de excelência, sustentado por um percurso de inovações metodológicas, visando expressivos resultados acadêmicos e sólida formação humana.

• Conhecimento (Solidez acadêmica)
• Fortalecimento socioemocional
• Consciência socioambiental
• Respeito mútuo
• Ética
• Cidadania
• Empatia
• Resiliência
• Proatividade

Parcerias

Material didático, da Educação Infantil ao Ensino Médio, alinhado a Base Nacional Comum Curricular e voltado as habilidades e competências cognitivas e socioemocionais adequadas as diferentes etapas escolares.

Programa pioneiro de Ensino Bilíngue, promovendo o aprendizado natural da língua inglesa. Presente em 20 estados do país, com mais de 17 anos de experiência e 21.000 alunos atendidos.

PETE está há mais de 15 anos no mercado desenvolvendo soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da educação,destacando-se por ser a maior fabricante nacional de Kits de Robótica Educacional. Além de produzir Kits diferenciados e que permitem explorar a aprendizagem criativa, a linguagem de programação utilizada pela PETE é simples, e em poucos minutos os usuários já estão programando seus kits.