Regulamento

1. Poderão associar-se a Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade”, espaço de apoio do Liceu Terras do Engenho: alunos, seus pais e/ou responsáveis; professores, funcionários e estagiários.
  2. Pais de alunos e/ou responsáveis, professores, funcionários e estagiários têm o direito de retirar 3 (três) livros pelo prazo de 14 (quatorze) dias consecutivos.
  3. Alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental I têm o direito de retirar 1 (um) livro por um prazo de 7 (sete) dias consecutivos.
  4. Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) têm o direito de retirar 2 (dois) livros (publicações diferentes) por um prazo de 7 (sete) dias consecutivos.
  5. Alunos do Ensino Médio têm o direito de retirar 3 (três) livros (publicações diferentes) por um prazo de 7 (sete) dias consecutivos.
    Empréstimos podem ser renovados, no máximo três vezes, caso não haja reserva do livro por outro usuário.
  6. O livro reservado ficará à disposição do usuário pelo prazo de 24 horas após efetivação da reserva. Decorrido o prazo, a mesma será cancelada.
    O empréstimo é pessoal e intransferível, sendo exigida a apresentação da carteirinha do solicitante.
  7. O usuário tem total responsabilidade sobre o(s) livro(s) emprestado(s). Deve comunicar à biblioteca eventual perda, rasura ou danificação do material.
  8. A devolução de livros deverá ser realizada junto ao balcão de atendimento para que a bibliotecária efetue baixa do empréstimo no sistema, Assim, não é permitido deixá-los sobre as mesas ou recolocá-los na estante.
  9. Enciclopédias, dicionários, revistas, almanaques, guias e jornais poderão ser consultados apenas no local.
  10. Para realização de inventário do nosso acervo, as retiradas estarão suspensas na segunda quinzena de junho e a partir da segunda quinzena de novembro.
  11. O livro emprestado deve ser devolvido no prazo estipulado.
  12. A não devolução do livro emprestado na data prevista, ou do material de consulta no mesmo dia, acarretará cobrança de multa no valor de R$1,00 (um real) por dia de atraso e por livro, a partir da data seguinte ao vencimento do empréstimo. A cobrança não será aplicada aos sábados, domingos e feriados. Em caso de afastamento por problemas de saúde, as multas estão suspensas, desde que o estudante apresente o atestado médico.
  13. Estudantes em atrasos com a devolução de livros ou débitos não poderão solicitar novos empréstimos.
  14. O usuário é plenamente responsável pelo(s) livro(s) emprestado(s), devendo comunicar à biblioteca eventual rasura ou danificação do exemplar, como também em casos de perda, para se evitar cobrança de taxa por atraso. No prazo de 30 (trinta) dias, o estudante deverá ressarcir a Biblioteca com o exemplar autêntico (mesmo título, autor, editora e edição) ou de edição atualizada, além do pagamento de taxa por atraso, caso não tenha feito a comunicação. Tratando-se de obra esgotada, o responsável pela biblioteca fornecerá ao usuário uma lista com 3 (três) opções de livros para aquisição.
  1. Para utilização dos computadores da Biblioteca, é necessário agendamento com o responsável pelo setor. Tanto no período da manhã, quanto a tarde, a utilização está liberada durante os intervalos das aulas, nos períodos regulares de aula. Caso o estudante utilize-o no período inverso, o tempo de permanência é de 1 hora e 30 minutos.
  2. Caso o usuário faça uso inadequado do computador, para pesquisas e visitas a sites impróprios, ficará impedido de frequentar a Biblioteca por 90 (noventa) dias, além de outras eventuais punições.
  3. Trazer pen drive para salvar sua pesquisa.
  4. Não realizamos impressões de materiais e o estudante que necessite salvar arquivos, deverá utilizar seu próprio.
  1. Ajude na conservação, zelando materiais bibliográficos, revistas, jornais, mobiliários, paredes, equipamentos e demais objetos da biblioteca.
  2. Não rasure nem faça qualquer tipo de anotações nos livros.
  3. O espaço da biblioteca deve ser tranquilo e silencioso, portanto não é permitido uso de qualquer material eletrônico (MPs, celulares, iPads e outros) neste espaço, para não interferir na concentração de seus usuários.
  4. O consumo de alimentos e bebidas não é permitido tipo de alimento no interior da biblioteca, pois prezamos por um espaço limpo e agradável para todos.
  5. Conserve a ordem e higiene do ambiente de estudo. É um espaço de todos.