Sobre o fundador
do liceu

Nascido Eduardo Gerólamo João, mas carinhosamente conhecido como Turcão! Incomparável educador, mestre carismático, raro tipo de empreendedor, que investiu na concretização dos sonhos de gerações: um verdadeiro arquiteto de vidas.

De origem humilde, triunfou em várias áreas do conhecimento e da cultura: engenheiro agrônomo, matemático, estatístico, docente. Um genuíno empreendedor, um gestor arrojado e um líder nato. Amante e mecenas das artes, soube conduzir entusiasticamente, sua carreira e vida pessoal.

Por onde passou, alavancou significativamente o curso das escolas, corrigindo rotas e redirecionando o trabalho de forma a consolidar um ensino voltado à excelência.

Arrojado e visionário, fundou em 2 de junho de 1994 sua própria escola, o Liceu Terras do Engenho! Educandário que já nasceu forte, resultado da sua vasta experiência na área acadêmica, administração escolar e gestão de pessoas, aliadas a sua marcante resiliência, humildade e sensibilidade.

Sua capacidade de arregimentar educadores diferenciados, com base em seu próprio idealismo incontido, resultava em ambientes acadêmicos eficazes e felizes. Turcão era um educador sensível que acreditava de que o elogio verdadeiro, combinado ao otimismo realista, poderia formar equipes motivadas e potencializadoras de resultados exitosos.

Além disso, sempre teve o mérito de reconhecer o valor dos demais, criando um clima de confiança e segurança entre seus pares. Acreditava que a formação de sua equipe, era mola propulsora na construção de seu projeto de vida. Sabia que a força do movimento de êxito reside na intensidade de um projeto compartilhado a muitas mãos. E assim sempre o fez e com maestria, pois sua generosidade espalhava-se entre todos os que compartilhavam da sua liderança. Seu entusiasmo propagava-se entre professores, estudantes, funcionários e familiares.

Nosso querido Turcão partiu cedo demais e, mesmo transcorrido tanto tempo, todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo ainda prestam uma homenagem diária a esse incrível ser humano. Seu legado e idealismo estão vivos e latentes, através da prática pedagógica responsável e a compreensão de que educar é ser referência de ética, dignidade e superação.

Por tudo isso, o legado de Eduardo Gerólamo João, o Turcão, continua a semear esperança no presente, pois foi um jardineiro de futuros.

Turcao