BILINGUISMO

Programa pioneiro de Educação Bilíngue do Brasil, desenvolvido a partir da premissa de integração total de língua e conteúdo, tornando mais eficaz a aprendizagem do segundo idioma. Como o domínio do conteúdo é o foco inicial, a língua é internalizada de maneira subconsciente e construída naturalmente.

Com metodologia exclusiva, o Systemic Bilingual utiliza a interdisciplinaridade como base para o seu programa. Assim, os estudantes têm contato com conteúdos dos Componentes Curriculares e Campos de Experiência, contemplados da Base Nacional Comum , vivenciado uma verdadeira imersão no idioma a partir de conteúdos inerentes ao aprendizado de sua língua materna.

banda-musical-foto

Material inovador e atrativo, com características
diferenciadas em seu formato e apresentação:

Método baseado em
Language Acquisition

O método se baseia nas teorias de Language Acquisition e em abordagens como Content Based Instruction (CBI), amplamente utilizadas para ensinar inglês a estrangeiros que frequentam escolas regulares nos Estados Unidos da América, e English as Medium of Instruction (EMI), agora em franca expansão no Leste Europeu e na Ásia.

Segundo as teorias de Language Acquisition, o aluno “adquire” (acquires) um idioma estrangeiro quando exposto (ou em contato com) a conteúdo relevante e compreensível de acordo com seu nível cognitivo. A expressão “aquisição” (acquisition) é utilizada para contrapor a “aprendizagem” (learning) já que, segundo comprovações teóricas, na primeira o processo é subconsciente, enquanto na segunda é consciente. A grande vantagem do processo de aquisição sobre a aprendizagem é a naturalidade com que a língua é incorporada pelo aluno.

Conteúdos relevantes para
as crianças e respeito aos
diferentes estilos de aprendizagem

O SYSTEMIC foi desenvolvido ao longo de vários anos, após observações em salas de aula “autênticas” como as dos Estados Unidos e Inglaterra, levando em consideração os interesses próprios das crianças brasileiras. Conteúdos de componentes curriculares escolares são relevantes, e fazem parte do universo dos estudantes e são trabalhados numa perspectiva interdisciplinar. Com a abordagem inteligente, criativa e lúdica do Systemic, esse conteúdo fica ainda mais atraente para as crianças. As aulas são planejadas considerando os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes e o conceito de inteligências múltiplas, proporcionando o aprendizado do idioma através de atividades diversificadas.

Treinamento por Capacitação
para professores

Os professores são capacitados previamente e, ao longo do processo, participam de formações continuadas para aplicação da metodologia, desenvolvendo aulas mais produtivas e eficientes.

Planos de aula detalhados

Os planos de aula indicam, passo a passo, os procedimentos metodológicos, o material utilizado e os objetivos a serem atingidos durante as aulas. Com orientações precisas, professor sente-se seguro para desenvolver sua prática pedagógica.

Assistência do representante Systemic
e assistência via internet (ou on line)

Além do treinamento e assistência fornecidos pelo representante do Systemic em sua região, o professor poderá realizar consultas diretamente à equipe de criação e apoio via internet, esclarecendo dúvidas quanto a procedimentos e até mesmo pronúncia e vocabulário.

Constante atualização

A flexibilidade do material do Systemic viabiliza sua constante atualização, propondo novas aulas e projetos para os diferentes componentes curriculares.

Exames internacionais

O Liceu é um centro preparatório para os Exames da Universidade de Cambridge da Inglaterra., os quais são realizados nas dependências da própria escola.