Robótica

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Essa competência está prevista na Base Nacional Comum Curricular e contempla a cultura digital. Para atender as exigências contemporâneas, o Liceu oferece aulas de Robótica Educacional à estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais.

A Robótica é uma abordagem pedagógica baseada no construcionismo, com a montagem e a programação de “robôs”. Enquadra-se nos preceitos da BNCC dentro da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), possibilitando a realização de atividades multidisciplinares. Alinha-se, ainda, aos processos de iniciação científica, requeridos nesse novo cenário de transformação do currículo escolar.

Durante as aulas são utilizadas ferramentas didático-pedagógicas desenvolvidas pela plataforma PeTe®, empresa nacional e com tecnologia brasileira. Os materiais são de fácil uso e compreensão pelos alunos. Faz ainda interface com Língua Portuguesa, nas tarefas de programação em linhas ou blocos de comandos. Acessível a todos os níveis de aprendizagem, adequa-se à faixa etária e desenvolvimento cognitivo dos estudantes, trabalhando elementos do pensamento computacional e da lógica de programação, além da introdução da cultura digital maker com o conceito DIY – Do it yourself ( Faça você mesmo ).

Vantagens da Robótica

✓ Desenvolvimento e aperfeiçoamento do raciocínio lógico-matemático e resolução de problemas;
✓ Estímulo à criatividade;
✓ Inovação do processo de ensino e aprendizagem, transformando-o em uma experiência única e divertida;
✓ Trabalho em grupo;
✓ Desenvolvimento de estratégias e habilidades cognitivas para compreensão de fenômenos

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais: atividades desenvolvidas no período regular de aulas.

Ensino Fundamental – Anos Finais: atividades desenvolvidas quinzenalmente no contraturno das aulas.

CADASTRE-SE