ROBÓTICA
A Robótica é uma abordagem pedagógica baseada no construcionismo, com a montagem e a programação de “robôs”. Alinhada a Metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), possibilita a realização de atividades multidisciplinares e favorece processos de iniciação científica, requeridos nesse novo cenário de transformação do currículo escolar.
As ferramentas didático-pedagógicas utilizadas em nossas aulas de Robótica foram desenvolvidas pela PeTe®, empresa nacional e com tecnologia brasileira.
Faz interface a área da Linguagem, nas tarefas de programação em linhas ou blocos de comandos. Acessível a todos os níveis de aprendizagem, diferentes faixas etárias e desenvolvimento cognitivo dos estudantes, trabalha elementos do pensamento computacional e da lógica de programação, além da introdução da cultura digital maker com o conceito DIY – Do it yourself ( Faça Você Mesmo ).
Vantagens
da Robótica
• Desenvolvimento e aperfeiçoamento do raciocínio lógico-matemático e resolução de problemas;
• Estímulo à criatividade;
• Inovação do processo de ensino e aprendizagem, transformando-o em uma experiência única e divertida;
• Trabalho em grupo;
• Desenvolvimento de estratégias e habilidades cognitivas para compreensão de fenômenos.
Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais: atividades desenvolvidas no período regular de aulas.
Ensino Fundamental – Anos Finais: atividades desenvolvidas no contraturno das aulas.