Iniciação Científica

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais do Liceu Terras do Engenho participam do GIC – Grupo de Iniciação Científica.

O envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa científica é essencial para despertar o interesse pela Ciência e suas contribuições sociais. As atividades exigem ainda a aplicação da Metodologia Científica (regras da produção científica); assim os participantes serão capazes de buscar conhecimentos confiáveis já existentes na área, levantar hipóteses, coletar e analisar dados, identificar o problema e criar soluções para enfrentá-lo.

Com a participação nesses projetos, aprenderão a lidar com o desconhecido e a construir novos conhecimentos.

Um dos maiores benefícios é despertar o interesse dos estudantes pela área, aproximando-os do mundo universitário e, ao ingressarem no ambiente acadêmico, estarão familiarizados com a pesquisa científica.

Os temas  são escolhidos pelos próprios alunos e poderão relacionar-se à sua vida diária ou curiosidades sobre o mundo natural; podendo ser desenvolvidos individualmente ou em grupo, orientados pelas professoras serão que mediarão a condução da pesquisa.

As atividades acontecem semanalmente no contraturno ao período regular das aulas. O GIC também está no Instagram, onde serão postados conhecimentos relacionados a diversas áreas da Ciência.

CADASTRE-SE