Um esporte
mágico!

O mundo contemporâneo redescobriu as virtudes/benefícios do xadrez: o mais complexo exercício de inteligência já inventado pelo homem. Atualmente, é um esporte praticado por milhões de crianças e adolescentes em escolas de todo o mundo. Governos de diversos países tem se empenhado para tornar obrigatório seu ensino nas escolas de Educação Básica.

Sua prática alia esporte, arte, ciência, diversão e entretenimento, sendo altamente reconhecido como uma poderosa ferramenta pedagógica. Estudos acadêmicos e pesquisas comprovam que o xadrez contribui para a efetiva melhoria no desempenho escolar de Matemática, além de se relacionar com com Arte, História, Geografia, entre outras.

As estratégias exigidas durante o jogo favorecem o desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências não somente de ordem cognitiva, como também socioemocionais, benéficas para a futura vida adulta e profissional do aluno.

O Liceu se orgulha de oferecer aos seus alunos, já há vários anos, o aprendizado e prática do xadrez como uma atividade extracurricular, contando hoje com significativo número de estudantes inscritos e a realização de um Festival Anual de Xadrez.

xadrez-img

do raciocínio
e concentração

O xadrez exige que o aluno faça simulações mentais dos seus movimentos e de como o adversário irá reagir. Isto requer do praticante pensar antes de agir, identificar riscos e avaliar alternativas na escolha do melhor movimento de suas peças, exercitando assim suas habilidades de concentração e raciocínio.

Jogar e vencer,
mas também
aprender a perder

Amadurecimento
na tomada
de decisões

aulas de
XADRES

As aulas são basicamente divididas em dois momentos simples e eficazes para o aprendizado do xadrez: a teoria, seguida da prática. Contamos com recursos pedagógicos como: telão, apresentações em Power Point, tabuleiro virtual e acesso à internet.

Os temas apresentados teoricamente na primeira parte da aula são exercitados pelos alunos de forma prática no tabuleiro, seja através de exercícios temáticos a serem resolvidos, ou em forma de partidas livremente disputadas entre grupos de quatro alunos, onde dois se revezam no tabuleiro e os demais comentam e opinam, mediados pela participação e acompanhamento do professor.

aulas de XADRES

Além de conjuntos de tabuleiros, peças e relógios para suporte aos mais de 80 alunos matriculados nas aulas de xadrez, o Liceu ainda dispõe de um tabuleiro gigante e investiu na montagem do Clube de Xadrez do Liceu. Equipado com quatro tabuleiros profissionais, do mesmo padrão utilizado em competições internacionais, o Clube está disponível aos alunos para a prática de xadrez nos intervalos de aula e outros períodos livres.