Um dos desafios do Ensino Fundamental – Anos Finais ─ é lidar com as passagens e transições dos estudantes quanto aos aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais, sempre com o objetivo de superar as rupturas presentes nesses processos.

A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais ─ está organizada em 5 áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso, de acordo com as determinações da LDB. Para cada área são definidas competências e habilidades, ou seja, as aprendizagens que devem ser asseguradas a todos os alunos que, nesse período da vida escolar, começam a se deparar com desafios que irão exigir deles uma maior e melhor organização dos conhecimentos relacionados a essas áreas.

Nesse contexto, o Liceu propõe como projeto pedagógico para os Anos Finais do Ensino Fundamental retomar e ressignificar todas as aprendizagens dos anos anteriores, visando não somente a ampliação de conteúdos conceituais como também relacionados a uma perspectiva social cada vez mais abrangente, para que o aluno torne-se sujeito crítico e capaz de compreender as transformações que o mundo necessita.

Atividades

Aprofundamento de Matemática; Oficina de Teatro; Saídas Pedagógicas (estudos do meio); Laboratório de Ciências; Esportes; Inglês; Multimídias; Informática/Robótica.

Lista de materiais