Proposta
Pedagógica
Transformar conhecimento em competências cognitivas e socioemocionais é o que norteia nossa proposta pedagógica sustentada ainda pelos 4 pilares da Educação, propostos pela UNESCO:
APRENDER A CONHECER
APRENDER A FAZER
APRENDER A CONVIVER
APRENDER A SER.
Um dos desafios do Ensino Fundamental – Anos Finais ─ é lidar com as transições dos estudantes quanto aos aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais, sempre com o objetivo de superar as rupturas presentes nesses processos.
Quanto aos aspectos pedagógicos, para cada área de conhecimento são definidas competências e habilidades, previstas na Base Nacional Comum Curricular, ou seja, as aprendizagens que devem ser asseguradas a todos os alunos.
Nesse período da vida escolar, começam a se deparar com desafios acadêmicos que exigirão deles maior e melhor organização dos conhecimentos relacionados a essas áreas.
Nesse contexto, o Liceu propõe como projeto curricular para os Anos Finais do Ensino Fundamental retomar e ressignificar as aprendizagens dos anos anteriores, visando não somente a ampliação de conteúdos conceituais como também àqueles relacionados a uma perspectiva social cada vez mais abrangente, para que o estudante torne-se sujeito crítico, reflexivo e capaz de compreender as transformações que o mundo necessita.
Atividades
Interpretação de texto/Redação, Plantão e Aprofundamento de Matemática, Iniciação Científica, Esportes, Robótica, Bilínguismo, Teatro e Xadrez (Opcionais), LIV (Laboratório Inteligência de Vida).
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
Biblioteca, Sala Multimídia, Laboratórios de Ciências e Informática.
Saídas Pedagógicas (Estudo do Meio)
Horário de funcionamento