Regulamento

1. Poderão inscrever-se como associados na Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade”, órgão de apoio do Colégio Centro Educacional Terras do Engenho: alunos, seus pais e/ou responsáveis; professores, funcionários e estagiários.
  2. Pais de alunos e/ou responsáveis, professores, funcionários e estagiários têm o direito de retirar 3 (três) livros pelo prazo de 14 (quatorze) dias corridos.
  3. Alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental I têm o direito de retirar 1 (um) livro por um prazo de 7 (sete) dias corridos.
  4. Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) têm o direito de retirar 2 (dois) livros (publicações diferentes) por um prazo de 7 (sete) dias corridos.
  5. Alunos do Ensino Médio têm o direito de retirar 3 (três) livros (publicações diferentes) por um prazo de 7 (sete) dias corridos.
    Empréstimos podem ser renovados, no máximo três vezes, caso não haja reserva do livro por outro usuário.
  6. O livro reservado ficará à disposição do usuário pelo prazo de 24 horas após sua devolução. Decorrido o prazo, a reserva será anulada.
    O empréstimo pessoal e intransferível é possibilitado aos alunos, apenas com a apresentação da carteirinha do Liceu daquele que solicita o orçamento.
  7. O usuário tem total responsabilidade sobre o(s) livro(s) emprestado(s). Deve comunicar à biblioteca eventual perda, rasura ou danificação do material.
  8. O usuário que abandonar livros emprestados, em atraso ou não, sobre o balcão de atendimento, sobre as mesas ou recolocá-los na estante, estará sujeito ao pagamento de multa até que o livro seja oficialmente devolvido através do recibo.
  9. Enciclopédias, dicionários, revistas, almanaques, guias e jornais poderão ser consultados apenas no local.
  1. O livro emprestado deve ser devolvido no prazo estipulado.
  2. A não devolução do livro emprestado na data prevista, ou do material de consulta no mesmo dia, acarretará cobrança de multa no valor de R$1,00 (um real) por dia de atraso e por livro, a partir da data seguinte ao vencimento do empréstimo, não sendo, entretanto, contados sábados, domingos e feriados. Salvo da cobrança de multa o usuário que estiver em atraso e apresentar atestado médico.
  3. O usuário em débito com a devolução de empréstimos ou taxas ficará suspenso e bloqueado para novos empréstimos.
  4. No caso de perda, roubo ou danos, o usuário deverá comunicar imediatamente a Biblioteca para evitar cobrança de taxa por atraso. Terá o prazo de 30 (trinta) dias para ressarcir a Biblioteca com o exemplar autêntico (mesmo título, autor, editora e edição) ou de edição atualizada, além do pagamento de taxa por atraso, caso não tenha feito a comunicação. Tratando-se de obra esgotada, o responsável pela biblioteca fornecerá ao usuário uma lista com 3 (três) opções de livros para aquisição.
  1. Para utilizar os computadores da Biblioteca, é necessário agendar com o responsável pelo setor.
    Período da manhã: intervalos
    Período da tarde: intervalos
  2. O tempo de permanência por aluno é no horário do intervalo ou período oposto durante 1 hora e 30 minutos.
  3. Caso o usuário faça uso inadequado do computador, em pesquisas e sites, ficará impedido de frequentar a Biblioteca por 90 (noventa) dias, além de outras eventuais punições.
  4. Trazer pen drive para salvar sua pesquisa.
  5. Não será impresso qualquer trabalho.
  1. Preserve os materiais bibliográficos, revistas, jornais, mobiliários, paredes, equipamentos e demais objetos da biblioteca.
  2. Não rasure nem faça qualquer tipo de anotações nos livros.
  3. Não é permitido qualquer material eletrônico (MPs, celulares, iPads e outros) na Biblioteca.
  4. Não é permitido qualquer tipo de alimento na Biblioteca.
  5. Conserve a ordem e higiene do ambiente de estudo. É um espaço de todos.

As retiradas estarão suspensas nas férias escolares e períodos de fins estatísticos, nas semanas abaixo:

1. Na segunda quinzena de junho.
  2. Na segunda quinzena de novembro.

Responsável pela Biblioteca.