Um esporte mágico!

O mundo moderno redescobriu as virtudes do xadrez e o mais complexo exercício de inteligência já inventado pelo homem é hoje um esporte praticado por milhões de crianças e adolescentes em escolas de todo o mundo, enquanto governos de diversos países atuam para tornar obrigatório seu ensino.

Exercício de inteligência, esporte, arte, ciência, diversão e entretenimento, o xadrez é reconhecido como uma poderosa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de diversos tipos em crianças e adolescentes, contribuindo não apenas para a melhora no desempenho escolar em Matemática e outras ciências exatas, conforme atestam inúmeras pesquisas e estudos acadêmicos, mas também para múltiplas habilidades e competências de ordem cognitiva, social e emocional, benéficas para a futura vida adulta e profissional do aluno.

O Liceu se orgulha de oferecer aos seus alunos, já há vários anos, o aprendizado e prática do xadrez como uma atividade extracurricular, contando hoje com significativo número de estudantes inscritos e a realização, desde 2019, de um Festival anual de xadrez.

Desenvolve o raciocínio e concentração dos alunos

O xadrez exige que o aluno faça simulações mentais dos seus movimentos e de como o adversário irá reagir. Deve pensar antes de agir, identificar riscos e avaliar alternativas na escolha do melhor movimento de suas peças, exercitando assim suas habilidades de concentração e raciocínio.

Jogar e vencer. Mas também aprender a perder

O xadrez é como uma batalha de dois exércitos disputada em ambiente cordial e de respeito. O desejo de vencer é intenso, mas a derrota é admitida e claramente compreendida. Quem perde tem consciência do esforço que fez para vencer e dos méritos do adversário. Toda a derrota, assim como a vitória, é resultado de um esforço individual.

Mais maturidade na tomada de decisões

Durante uma partida, o aluno terá que lidar com seus próprios erros e saber administrá-los. O xadrez é um game que oferece chances para reverter uma situação difícil. O aluno aprende que no tabuleiro, assim como na vida, pode existir uma saída diante da ameaça de xeque-mate. Basta um movimento para que tudo mude! A solução terá que vir dele, de decisões a tomar sem interferência de adultos.

Aulas de xadrez

As aulas são basicamente divididas em dois momentos simples e eficazes para o aprendizado do xadrez: a teoria, seguida da prática. Contamos com recursos pedagógicos como, telão, apresentações em Power Point, tabuleiro virtual e acesso à internet.

Os temas apresentados teoricamente na primeira parte da aula são exercitados pelos alunos de forma prática no tabuleiro, seja como exercícios temáticos a serem resolvidos, ou em forma de partidas livremente disputadas entre grupos de quatro alunos, onde dois se revezam no tabuleiro e os demais comentam e opinam, com a participação e acompanhamento do professor.

Contribuição para outras matérias

O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico, pois se relaciona com outras matérias, em especial com a Matemática, mas também com Artes, História, Geografia, Ética, etc.

Sua maior contribuição, conforme atestam centenas de pesquisas e estudos realizados por pesquisadores no Brasil e exterior, é a capacidade de desenvolver múltiplas habilidades em crianças e adolescentes, não apenas para seu desempenho escolar em outras disciplinas, mas também para sua futura vida pessoal e profissional.

Clube de Xadrez do Liceu

Além de conjuntos de tabuleiros, peças e relógios para suporte aos mais de 80 alunos matriculados nas aulas de xadrez, o Liceu ainda dispõe de um tabuleiro gigante e investiu na montagem do Clube de Xadrez do Liceu. Equipado com quatro tabuleiros profissionais, do mesmo padrão utilizado em competições internacionais, o Clube está disponível aos alunos para a prática de xadrez nos intervalos de aula e outros períodos livres.