O LICEU segue, com rigor, as recomendações da UNESCO e os ditames dos PCNs. Para nossa escola, a proposta pedagógica deve provocar, fazer acontecer, obrigar os profissionais a tomarem consciência e revelar problemas na busca de soluções adequadas. Da proposta, surge a possibilidade de desenvolver competências com o intuito de permitir que o aluno prossiga aprendendo ao longo da vida, sem fazer disso expressão concisa fácil de ser lembrada, mas verdade absoluta, capaz de, ao final de cada segmento, revelar indivíduo com personalidade própria, ao mesmo tempo, ser coletivo, solidário, tolerante consigo mesmo e com o outro, além de assimilar mudanças e aceitar, com elegância, as diferenças.

Transformar conhecimento em competências é o que norteia a proposta pedagógica do LICEU, escola imprescindível para crianças e jovens, onde se aprende a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. Mais que isso, onde o profissional se obriga a desenvolver, também, as qualidades que espera de seus alunos, procurando rever e ressignificar os conteúdos, as estratégias e organização de sua prática educacional, refletindo sobre como diminuir o vazio existente entre o que ensina e o que o mundo moderno espera de seus jovens.

Médio