Sobre o fundador do Liceu

Nascido Eduardo Gerólamo João, transformou-se no incomparável Turcão, professor, educador, um mestre carismático, raro tipo de empreendedor, pois investiu na concretização dos sonhos de muitos. Foi uma espécie de arquiteto de vidas.

De origem humilde, triunfou em incontáveis áreas do conhecimento e da cultura: engenheiro agrônomo, matemático, estatístico, docência, empreendedor, amante e mecenas das artes soube fazer de sua vida encanto transbordante. Interferiu positivamente, tal qual mola propulsora, por onde passou. Influenciou criativamente, corrigindo rotas, em todos os colégios de que fez parte, até criar, em 2 de junho de 1994, sua própria escola, o Liceu, que já nasceu forte, pois era o produto de vários fatores: muita experiência acumulada, aprendizagem com os erros, humildade para reconhecê-los, exercício anônimo de liderança, capacidade de arregimentar educadores diferenciados, com base em seu próprio idealismo incontido. Turcão era um educador vanguardista, porque sempre foi consciente de que apenas o elogio verdadeiro, combinado ao otimismo realista, pode gerar grupos motivados, detentores potenciais de sucesso.

Além disso, sempre teve o mérito de reconhecer o valor dos demais, criando um clima de confiança e segurança entre os seus seguidores. Era próprio dele repetir sempre que convidava e selecionava professores para, em conjunto, dividir um projeto de vida. Sabia que a força do movimento de êxito reside na continuidade de um projeto compartilhado. Isso o fez com maestria, pois sua generosidade espalhava-se entre todos os que compartilhavam do ambiente educativo-escolar: professores, alunos, funcionários, familiares de todos estes, porque se criava um pacto de união espontâneo de efeito multiplicador para que tudo desse certo.

Quiseram as circunstâncias trágicas que sua vida fosse precocemente interrompida, porém todos os que o admiraram ainda prestam uma homenagem diária a esse incrível ser humano, o saudoso Turcão, através da prática pedagógica responsável, a cada dia, a cada aula, pois estes entendem que educar é ser referência de dignidade e de superação, vencendo sistematicamente o incompetente discurso do derrotismo e do pessimismo egoísta. Inclusive alunos e educadores que não o conheceram passaram a integrar essa legião de transformadores do mundo e da vida, muito além da Utopia, mesmo que esta se apresente como sonho inatingível.

Por tudo isso, Turcão continua a semear esperanças no contínuo presente, pois foi um jardineiro de futuros.

Infraestrutura

Todo o conjunto arquitetônico que abriga o Liceu foi criado exclusivamente para o desenvolvimento de atividades escolares.

Em terreno de quase 8.000 m² em local privilegiado, com preservação ambiental, estão construídos aproximadamente 6.000 m² com salas amplas e climatizadas, laboratórios de ciências e informática, ginásio poliesportivo, cozinha experimental, cantina, salas especiais, biblioteca, piscina aquecida com salva-vidas, playground com brinquedos que instigam as crianças a novos desafios, piso com amortecimento, todos elaborados conforme normas da ABNT.

O Liceu conta ainda com vigilância 24 horas.

VER TODAS

Missão

Educar para que o aluno transforme conhecimento em competências; que aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a conviver.

Visão

Tornar-se uma referência sólida em Educação, com o aperfeiçoamento contínuo de metodologias e de pessoas.

Valores

Uma instituição comprometida com a excelência em Educação; com a Ética na relação com a comunidade escolar; com a Cidadania plena no exercício da responsabilidade socioambiental.

Parcerias

Material didática, da educação infantil ao pré-vestibular, dedicado ao sucesso do aluno em cada fase escolar.

Pioneiro, o programa promove aprendizado natural da língua inglesa para cerca de 7 mil crianças, a partir de dois anos, no Brasil.