A dinâmica social e contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio ─ “Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida” (BNCC, 2018, p.464).

Sendo assim, o Liceu entende que o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos nas áreas de:

– Linguagens e suas Tecnologias;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Essa nova organização não implica a exclusão de disciplinas, mas sim uma maior conexão entre elas, além de uma maior proximidade com a realidade dos alunos. Uma estrutura que permite o aprofundamento acadêmico em uma ou mais áreas do conhecimento com flexibilidade na organização curricular, com a construção de currículos e propostas pedagógicas que estimulem o exercício do protagonismo juvenil e fortaleçam o desenvolvimento de seus projetos de vida.

Atividades

Aprofundamento de Matemática; Saídas Pedagógicas (estudos do meio); Laboratório de Química e Biologia; Esportes; Teatro; Plantões (Matemática, Física e Química).

14h10 às 17h00 – todas as terças-feiras – 3ºano

Guia de orientações