Bilinguismo

Com o Systemic, o aluno tem aulas de outras disciplinas em inglês. Ele estuda assuntos de ciências, matemática, estudos sociais, artes, educação física e até culinária. Por si só, o Systemic for Schools já se encaixa no conceito de interdisciplinaridade, uma vez que integra o inglês às outras disciplinas. Além disso, muitas das aulas ainda integram mais de uma disciplina.

O aluno terá, por exemplo, uma aula de matemática integrada a ciências e tudo em inglês. As aulas de inglês passam a fazer sentido para os alunos já que o idioma deixa de ser simplesmente “estudado” como uma disciplina curricular e passa a ser “usado” para a sua função primordial: a comunicação.

O material também é inovador em sua forma e apresentação.
Ele tem características diferentes:

É flexível

O professor definirá a sequência de aulas que melhor se adaptar às características da sua turma. Ele poderá até mesmo excluir aulas que não sejam adequadas ao perfil dos seus alunos.

É surpreendente

O aluno não pode prever o que será estudado na próxima aula. Isso gera uma ansiedade positiva para saber qual será a próxima atividade, além de evitar que, ao olhar o próximo assunto, ele conclua, precipitadamente, que o assunto é difícil ou monótono e crie um bloqueio desnecessário e evitável.

É construído
passo a passo

Montar seu próprio livro “tijolo por tijolo” reforça no aluno a sensação de autoria e de efetivamente conhecer e usar cada página do seu livro.

Método baseado em Language Acquisition

O método se baseia nas teorias de Language Acquisition e em abordagens como Content Based Instruction (CBI), amplamente utilizada para ensinar inglês a estrangeiros que frequentam escolas regulares nos Estados Unidos da América, e English as Medium of Instruction (EMI), agora em franca expansão no leste europeu e na Ásia.

Segundo as teorias de Language Acquisition, o aluno “adquire” (acquires) um idioma estrangeiro se for exposto a conteúdo relevante e compreensível de acordo com seu nível cognitivo. A expressão “aquisição” (acquisition) é utilizada para contrapor a “aprendizagem” (learning) já que, segundo a teoria, a primeira é um processo subconsciente enquanto a segunda é consciente. A grande vantagem da aquisição sobre a aprendizagem é a naturalidade com que a língua é incorporada pelo aluno.

Conteúdo relevante para as crianças e respeito aos diferentes estilos de aprendizagem

O SYSTEMIC foi desenvolvido ao longo de vários anos, após observações em salas de aula “autênticas” nos Estados Unidos e Inglaterra e levando em consideração os interesses de crianças brasileiras. O conteúdo de matérias escolares faz parte do universo das crianças e é relevante para elas. Com a abordagem inteligente, criativa e lúdica do Systemic, esse conteúdo fica ainda mais atraente para as crianças. As aulas são criadas considerando os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e o conceito de inteligências múltiplas. Assim, os alunos vivenciam o idioma através de atividades variadas.

Treinamento para professores

Antes de começar a usar o material, os professores são treinados para aplicar a metodologia e fazer o melhor uso de cada aula. Periodicamente, são oferecidas reciclagens.

Planos de aula detalhados

Os planos de aula indicam, passo a passo, o que o professor tem a fazer na aula, o material que será utilizado e os objetivos a serem atingidos. Dessa maneira, o professor se sente seguro e bem orientado.

Assistência do representante Systemic e assistência via internet

Além do treinamento e assistência dados pelo representante do Systemic em sua região, o professor poderá fazer consultas diretamente à equipe de criação e apoio via internet e tirar dúvidas de procedimentos e até dúvidas de pronuncia e vocabulário.

Constante atualização

A flexibilidade do material do Systemic viabiliza sua constante atualização. Novas aulas são propostas e novos projetos de diferentes disciplinas acrescentados.

Exames internacionais

Os alunos podem prestar no Liceu os exames da Universidade de Cambridge, da Inglaterra.

Vantagens do material

• Interdisciplinar – aulas de matemática, ciências, geografia, culinária, e outras.
  • Construído passo a passo – o aluno recebe a capa do livro e o monta à medida que as aulas são dadas.
  • Surpreendente – o aluno não prevê o que será estudado. Cada aula é uma surpresa.
  • Atividades que contemplam os diversos estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas.